terça-feira, 2 de junho de 2015

HIPERTENSOS/AS, BEM VINDOS/AS AO ESPLANADA!



HIPERTENSOS/AS, BEM VINDOS/AS AO ESPLANADA!

Nosso bairro abriga, há muitos anos, a Fraternidade Cristão dos Deficientes Físicos de Chapecó. É um entidade muito bem quista no bairro, pois trata-se de um local de reuniões, formação e atendimento para muitas pessoas com alguma deficiência física, mas também faz parcerias com entidades dedicadas à formação profissional e cidadã de pessoas não deficientes.
Mas a boa nova é que a Fraternidade terá como a Associação de Hipertensos de Chapecó. No terreno contíguo ao da Fraternidade e situado na mesma quadra do HEMOSC,  hipertensos/as de Chapecó dedicam os sábados a limpar e cercar o terreno que será, em breve, sede da sua Associação. É uma alegria, uma honra e uma responsabilidade para a comunidade do bairro Esplanada recebe-los em nosso meio. Desde já, sejam bem vindos/as!

Corrupção: Onde NÃO tem?!

Depois (e durante) da enxurrada diária de notícias sobre a Operação Lava Jato e Zelotes, surge outra bomba: a corrupção na FIFA, CBF e outras Confederações e Federações que comandam o esporte mundial e nacional. Antes disso já haviam ‘pintado’ indícios e acusações a respeito das Confederações Nacionais do Vôlei e do Futsal. E poderíamos continuar apontando muitas outras entidades onde já se descobriram e onde se desconfia que existem inúmeras operações ilegais e indecentes. E, então, nos perguntamos:  existem organizações e entidades onde a CORRUPÇÃO ainda não chegou? Que vírus é esse tão duro de matar e tão esperto prá se infiltrar? Não há vacina que nos imunize ou medicina que o elimine depois de infiltrado?!

Onde ELE põe a mão!...

Eu vivo defendendo a tese de que vivemos em um sistema desumano e desumanizante. Ele nos envolve com seus tentáculos e venenos que nos transformam em seus instrumentos. Como se baseia no DINHEIRO, no LUCRO, ELE envenena tudo o que toca, ELE tem a capacidade de transformar as pessoas em coisas, em mercadorias que compra e vende. Tudo passa a ser MERCADORIA. Assim, ele toma conta da política, da economia, do esporte, do carnaval, dos meios de comunicação, da cultura, da educação, da saúde, das datas festivas, como Natal, dia das mães, dos namorados, etc. etc. E nos transforma a todos em COMPRADORES: ao invés de praticar esportes, você compra e assisti espetáculos (a maioria são tristes espetáculos!) esportivos. Ao invés de participar do carnaval, você assiste aos carnavalescos que pagam caro para fazer parte de uma Escola de Samba. Ao invés de você participar e fazer parte da vida das pessoas queridas, você compra presentes para elas no dia das mães, dos pais, dos namorados ... E, como o Dinheiro é o Coração do Sistema, o recurso para comprar todas as MERCADORIAS e resolver todos os problemas pessoas, sociais, humanos e planetários, o mais importante é consegui-LO. Os meios mais rápidos são a corrupção, a política, o poder, o crime, as loterias etc., menos o trabalho honesto. Daí, a Corrupção passa a ser um Meio Privilegiado. E o PODER, uma facilidade para acessar à corrupção! 

E a SAÍDA? 

É claro que todos pensamos na solução. Todos/as (talvez nem todos!) queremos uma país e um mundo sem corrupção. E os   remédios  para eliminá-la? Temos exemplos de longe ou mais próximos. A Finlândia pode ser um caminho. Mas temos também exemplos mais próximos, como as tribos indígenas, os quilombolas e outras organizações populares onde o poder e as posses são compartilhadas e não concentradas. Ou alguém ainda espera que a tal “Reforma Política do Congresso Nacional vai resolver alguma coisa?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário