quinta-feira, 28 de maio de 2015

OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL - PF



OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL - PF

Os noticiários do país retratam diariamente ações da Polícia Federal, algumas delas com nomes sofisticados. Atualmente, duas operações estão em destaque: A Lava Jato e a Operação Zelotes. Como os âncoras das TVs e os jornalistas dos periódicos não explicam o porquê dos nomes dados a essas operações, o público fica sem saber os motivos de tais escolhas. Na conversa de hoje tentarei dar algumas explicações. Espero que ajudem a entender melhor um dos principais assuntos dos nossos noticiários, motivo de vergonha para o país!

Justiça e Polícia Federal

É bom saber que a Polícia Federal está ligada ao Ministério da Justiça. Ou seja, é um órgão público a serviço da justiça do país. Como tal, ela é encarregada de investigar crimes contra o tesouro nacional, contra o Estado, contra todo o patrimônio público. Ela é chamada, normalmente pelo Ministério Público Federal – MPF, para investigar crimes de quadrilhas, ou seja, do Crime Organizado. Não importa se são quadrilhas de cidadãos de gravata ou de jeans e tênis. Quando a Justiça detecta sinais evidentes de crime, convoca a Polícia Federal e dá a ela instrumentos e condições para realizar as investigações e comprovar a veracidade ou não das suspeitas. Como se trata de operações que envolvem muitos agentes e um certo tempo, a PF dá a elas um nome simbólico que diga algo da natureza do processo. 

Operação Lava-jato

Sabemos que o lava-jato é utilizado para remover sujeira pesada ou antiga/grudada. Pois bem, a corrupção na Petrobrás é antiga e pesada: envolve um tempo bastante longo, muita gente “da pesada” e muito capital e dinheiro. Nela estão envolvidas as maiores empresas de engenharia do país, a maior empresa brasileira, a Petrobrás, muitos executivos bem remunerados, além de partidos políticos e outras organizações do país. São bilhões de dólares de capital envolvido, assim como milhões de reais desviados ilegalmente para fins de enriquecimento empresarial, grupal e pessoal. Os prejuízos financeiros e de imagem para a Petrobrás são quase incomensuráveis. O mesmo pode se dizer em relação ao governo e ao país como um todo. A imagem do Brasil fica ‘feia no retrato’ pelo mundo inteiro. E todos/as os/as brasileiros/as devem se sentir humilhados e tristes com tanta corrupção. Portanto, não deve ser motivo de alegria nem para a oposição. O único orgulho que podemos ter é de que se esteja investigando e revelando os porões da corrupção e despertando a esperança de que tais crimes não se repitam. Oxalá o lava-jato consiga remover toda a sujeira acumulada nos porões da Petrobrás e que aprendamos para não voltar a sujá-la!

Operação Zelotes

Os Zelotes compunham um grupo guerrilheiro palestino/judeu do século I d.C. que lutava contra o domínio romano sobre Israel. Uma das manifestações desse domínio era a Cobrança de Impostos, muitos e pesados impostos que atingiam toda a população dominada. Um dos alvos dos ataques zelotes eram os Cobradores de Impostos. Estes eram judeus/palestinos a serviço da dominação romana. Por isso, eram odiados por todos e alvos dos ataques dos zelotes. Daí o nome dado à operação da PF que investiga os crimes do Conselho de Advogados que está a serviço da Receita Federal, captadora dos impostos que pagamos. E os crimes desses conselheiros consistem em ‘perdoar’ enormes dívidas de empresas com a Receita Federal em troca de propinas e privilégios. Fala-se em mais de 16 bilhões de reais em prejuízos para o Tesouro Nacional. Os prejuízos podem ser até maiores do que a corrupção na Petrobrás, mas a repercussão social é bem  menor. Por que será?  A culpa não é da Polícia Federal! Então, de quem seria?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário