sábado, 7 de março de 2015

O PAÍS PODE PARAR!



FALA ESPLANADA    Jandir Santin
O PAÍS PODE PARAR!
Tudo o que vimos e sentimos nesses dias nos leva a diversas reflexões e conclusões. Uma delas é a de que o Brasil Pode Parar! Há uma categoria com a capacidade de parar o país e deixar a todos sem capacidade de reação: é a nossa dependência do transporte de pessoas e de mercadorias. É uma verdade da qual só nos damos conta diante de uma situação como a que vivemos na última semana. Descobrimos, também, como tudo está ligado, tudo é interdependente! Nossa vida não é decidida por nós mesmos. Estamos nas mãos do universo, da humanidade, da economia mundial. Imaginem que os satélites das comunicações entrem em colapso, que os computadores e servidores da internet deixem de funcionar por alguns dias: isso bastaria para que não tivéssemos acesso ao dinheiro dos bancos, às notícias, aos contatos nacionais e internacionais que movimentam a humanidade. Não deixa de ser uma experiência interessante e importante para nossa reflexão. Sozinhos, individualmente quase nada somos! Somos uma teia de relações e deixamos de existir se essa teia se rompe!

A Falta de visão dos governantes
Um dos motores desta crise foi o preço dos combustíveis e dos pedágios, ou seja, o preço dos transportes. Esse preço interfere no custo de vida de cada brasileiro/a. Bastava os governantes decidirem pelo barateamento dos combustíveis, principalmente do óleo diesel para diminuir o preço de tudo o que é transportado! Esta seria uma política favorável ao povo. Isso diminuiria a inflação e baratearia todo o custo de vida! Ao invés disso, eles preferiram ajudar  as montadores de veículos tirando o Imposto sobre Produtos Industriais, o IPI. Tal medida contribuiu para encher os caminhos e as e cidades de carros, aumentando o consumo de combustível e a poluição do planeta, além de incentivar o endividamento dos/as brasileiros/as. O mesmo erro cometeram os governantes de outros tempos que desativaram as estradas de ferro e adotaram o transporte de caminhões! São erros que todos acabamos pagando e pagando muito caro! Mas, o que fazer “depois do leite derramado”?!

O analfabetismo político
Infelizmente, as reações dos/as brasileiros/as a esses erros dos governantes, revelam outra triste realidade do país: o analfabetismo político! A grande maioria da população é adestrada para não conhecer o funcionamento econômico e  político do seu município, do seu Estado, do país e do mundo. As redes de TV, rádio e jornal são instrumentos do analfabetismo político, da informação raquítica e/ou tendenciosa. E a escola continua ‘deformando’ cidadãos/ãs com seus conteúdos magros e apolíticos. Por isso, nos encontramos frente a reações totalmente estapafúrdias como as que observamos nas ruas, nas redes  sociais e nas rodas de conversa entre amigos. E corremos, novamente, o perigo de um enorme retrocesso como foi o da ditadura militar de 64 a 85.

Aprender com a realidade!
É uma pena que um país tão rico, tão interessante, tão multicolorido e multicultural tenha uma burguesia tão esperta, um governo tão caolho e uma população tão desinformada! Tomara que o sofrimento compartilhado por quase toda a população durante uma semana de paralisações, ajude a darmos um pequeno passo em direção  a um futuro com melhor educação e informação! Não podemos perder oportunidades de aprender! Do contrário, voltamos a cometer os mesmos erros e deixando os governantes decidirem sozinhos e equivocadamente o futuro dos nossos filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário