domingo, 8 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: O QUE COMEMORAR?!



DIA INTERNACIONAL DA MULHER: O QUE COMEMORAR?!
                                                     
AS RELAÇÕES HOMEM-MULHER

8 de março: Dia Internacional da Mulher. Você já se perguntou por que precisamos de um dia especial para lembrar a situação da mulher em nossa sociedade? Se ela fosse tratada como as demais pessoas, haveria necessidade de uma data especial? Por que são necessárias tantas leis para tentar protegê-la dos maus tratos dos seus pais, maridos, companheiros, patrões e homens em geral?  Seriam necessárias tantas leis e medidas protetivas se as mulheres fossem reconhecidas como pessoas, companheiras, cidadãs com a mesma dignidade e cidadania do homem? Se os homens tivessem consciência de que só existem graças às mulheres, e que sua felicidade depende, em grande parte, da sua relação com elas, continuariam a tratá-las tão mal? Prá que tantos maus tratos, violência sexual e física, tanta discriminação, humilhação e assassinatos? O que é que as mulheres conseguem celebrar no dia 8 de março? Como é que você comemorou o Dia Internacional da Mulher?

Fêmeas e machos

Estudando a relação entre machos e fêmeas nas diversas espécies animais, especialmente entre os primatas, nossos ancestrais, não se encontra nada semelhante ao que acontece entre homens e mulheres. As fêmeas são sempre respeitadas, não são forçadas a ter relações sexuais com machos que elas não desejam, nunca são maltratadas ou mortas por membros da própria espécie! Somente na espécie humana acontecem todos esses comportamentos agressivos, desrespeitosos e destruidores de machos contra fêmeas. Você não acha que é totalmente absurdo? O que tornou o homem um monstro capaz de tantas atrocidades contra as mulheres? Feliz era o universo e seus habitantes antes do aparecimento da espécie humana! O que devem sentir e pensar as demais espécies a respeito das relações homem-mulher?! Imaginem o que devem pensar da relação sexual humana transformada em profissão e mercadoria! Bem disse o humorista Millôr Fernandes: “Tenho convicção de que a evolução parou nos quadrúpedes e retrocedeu ao chegar aos bípedes”!

A origem das agressões contra as mulheres

Uma pergunta que deve ser feita é: Então, por que os machos humanos passaram a submeter e a maltratar suas companheiras fêmeas? Se essa violência não brota pelo instinto, se não possui razão aparente, se a mulher não representa um perigo para o homem, como entender esse comportamento tão absurdo?
Creio que alguém já sacou a raiz e o motivo do comportamento agressivo do macho humano contra sua companheira mulher: É A PROPRIEDADE, A PROPRIEDADE PARTICULAR! Na medida em que o macho homem passou a ser dono de escravos/as, teve acesso à propriedade particular: tornou-se dono e senhor de terras, de animais, de servos e das mulheres. A mulher passou a ser uma propriedade a mais do homem. E, como propriedade, ele passou a tratá-la como desejava, assim como faz com suas terras, seus animais, seus escravos. Depois foi só transformar esse domínio em leis, em costumes, em cultura. Aí veio o casamento arranjado, a poligamia, o mando absoluto do homem sobre toda sua propriedade, incluindo mulher e filhos. Daí, a desvalorização da mulher, a inferiorização do feminino, a submissão de todas as propriedades ao “senhor homem”! Foi um longo caminho que precisará de um longo e penoso processo para ser revertido! Mas nunca é tarde para se começar! Mas será que a transformação dessas relações de submissão não precisam passar por uma revolução na questão da propriedade ‘particular’?!

O machismo camuflado

Como já existem leis contra comportamentos machistas, os mesmos continuam se expressando através de formas menos violentas, mas não menos preconceituosas. São as piadinhas que atribuem às mulheres trabalhos de menor importância na sociedade, ou a respeito da falta de certas  habilidades que a sociedade não deixou as mulheres desenvolverem. É a dificuldade de aceitar que mulheres assumam postos de destaque na sociedade, assim como de aceitar sua liderança. Além disso, continuam estereótipos femininos, como a loira burra, a puta vadia,  a mulata gostosona, a mulher peituda ou bunduda, etc. E que dizer do assédio em forma de cantadas baratas prá qualquer mulher que passe por um grupinho de homens?!

Companheiras e parceiras
 Que dificuldade têm os homens de tratar as mulheres como companheiras,  cidadãs lutadoras, parceiras em igualdade na construção do mundo! Elas representam mais claramente O FEMININO, ou seja, 50% da energia do universo, um fator fundamental na constituição de todo tipo de vida, de sociedade e  da constituição do mundo! Desrespeitar ou maltratar o aspecto feminino de tudo significa construir uma sociedade e um mundo capenga, caolho, aleijado, pela metade! Quem sabe, com a ascensão das mulheres na sociedade, se torne possível transformar as relações mulher-homem em um convívio realmente respeitoso e igualitário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário