sábado, 7 de março de 2015

TUDO A VER



FALA  ESPLANADA  Jandir Santin
TUDO A VER
Se você já está neste planeta há mais de 10 anos, já se deu conta das mudanças climáticas, das estações, do regime de chuvas e de outros fenômenos ligados ao clima. E todos buscam explicações, seja na construção de barragens, seja no aumento de carros, seja em motivos éticos ou religiosos (“seria castigo de Deus?”). Sem dúvida, as causas são muitas e nem todas estão próximas geograficamente. E o foco principal que deve se tornar o eixo da nossa compreensão está numa verdade mais profunda: NO UNIVERSO TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO! O que cada ser humano faz, fala e pensa em qualquer parte do mundo causa algum impacto no universo. Não existem distâncias para a circulação das energias do universo. E tudo está perpassado por elas. Por isso você pode pensar em alguém que está geograficamente muito longe, rezar por ele ou amaldiçoá-lo e seu pensamento, oração ou maldição chega até ele. O mesmo vale também para os que já desencarnaram. Por isso as pessoas se comunicam com seus mortos, rezam por eles, pedem a eles proteção. A Igreja Católica tem uma expressão que consta do próprio Credo de Fé: “creio na comunhão dos santos”!  Ou seja: todos os que têm ou tiveram a mesma fé em Cristo continuam em comunhão, influenciando-se entre si.

O Universo todo conectado
O mesmo que vale para os humanos e para todos os seres vivos. E, no universo, tudo está vivo e em transformação. Morte só existe em nossa concepção, pois o que existe mesmo é transformação contínua. Por isso, todas as intervenções humanas sobre a natureza, sobre a atmosfera e estratosfera repercutem, de alguma forma e intensidade, em todo o universo. O desmatamento e as queimadas na Amazônia têm repercussão direta sobre a maior ou menor incidência de chuvas no sudeste e sul do país. O aquecimento das águas do oceano Pacífico, que fica há milhares de quilômetros de nós, influencia nosso regime de chuvas. Os movimentos e fases da Lua mexem com as marés e todas  as águas na terra, inclusive nos interior dos corpos que se compõem de água. Em escala menor, podemos perceber como a derrubada de uma árvore frutífera em nosso pátio muda a temperatura, afasta os pássaros e uma série de pequenos insetos que viviam em seu tronco, folhas, raízes e frutos. Consequentemente, o plantio de novas árvores gera mudanças no clima, na flora e fauna. É a chance de provocarmos pequenas mudanças para melhorar o universo. A soma de pequenas mudanças pode resultar em grandes transformações!

Mudar a cabeça para...
O que vale para o mundo exterior, sensível, vale também para a vida ‘espiritual’! Como tudo é energia em transformação, ao conectarmo-nos com energias positivas e lançarmos no universo essas energias, ajudamos a mudar o nível de transformações positivas. Com nossas idéias e atitudes positivas transformamos os ambientes que freqüentamos. Com nossas conversas positivas, mudamos o ‘clima’ dos ambientes em que nos movemos. Por isso, você entende porque os meios de comunicação fazem tanto mal quando veiculam muito mais notícias e programas ‘negativos’ do que os lados bons da humanidade. Eles, juntamente com as religiões que privilegiam o pecado ao invés da bondade humana, criam uma atmosfera de pessimismo, de depressão, de catastrofismo que deixam as pessoas ‘prá baixo’, inseguras, enfraquecidas psíquica e espiritualmente. O mesmo vale para as rodinhas de chimarrão em que o assunto predileto são as doenças e mortes de vizinhos/as e parentes próximos ou distantes. Como é importante a presença de pessoas que “levantam o astral” dos ambientes de trabalho e encontros! Como são abençoadas as pessoas capazes de utilizar o controle remoto para mudar de canal da TV divulgadora de más notícias ou que são capazes de fugir da companhia de pessoas portadoras de desgraças!
                                                                                               Blog: na contra via.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário